ORIENTAÇÕES PARA A REABERTURA DA EDUCAÇÃO PRÉ – ESCOLAR
Alterações à organização/funcionamento do Jardim de Infância
Medidas gerais
· Após a descontaminação pelo Batalhão Sapadores Bombeiros (BSB) e limpeza geral e desinfeção das instalações, todos os materiais pedagógicos e equipamentos utilizados pelas crianças serão higienizados frequentemente e várias vezes ao dia.
· Cada grupo/ sala de crianças utilizará sempre as mesmas instalações sanitárias.
· Todo o pessoal docente e não docente estrará equipado com material de proteção, nomeadamente máscaras, assegurando que em nenhuma situação são colocadas máscaras às crianças.
· A desinfeção das mãos será feita com solução antissética com base de álcool à entrada das instalações.
· Os Encarregados de educação devem aguardar com o devido distanciamento social, pela entrega/receção das crianças, que serão recebidas/entregues pela profissional destacada para o efeito.
· No 1º dia de reabertura cada criança deverá trazer apenas uma muda de roupa, um chapéu, uma garrafa de água e calçado prático (para ficar no Jardim de Infância), tudo devidamente identificado. Diariamente deverão trazer o complemento habitual para o lanche numa pequena lancheira.
Organização do espaço
· As atividades no exterior/recreio serão organizadas de modo a que não exista coexistência física de grupos/ salas diferentes. Os equipamentos serão higienizados após a utilização de cada grupo.
· Será maximizado o distanciamento físico entre as crianças, em mesas, através da marcação de lugares com identificação individual.
· As crianças devem trocar o calçado que vem de casa por outro, que fica no Jardim de Infância e é higienizado todos os dias, após a saída. Este procedimento será cumprido também pelos profissionais.
· Será criado um espaço de “sujos” na entrada do Jardim de Infância onde será diariamente efetuada a troca de calçado. Será criado um espaço de “limpos” com diferentes circuitos de entrada e saída devidamente sinalizados, bem como de acesso às salas de atividade.
· Cada criança utilizará material de mesa individual devidamente marcado, necessário para cada atividade.
· Todos os materiais utilizados nas atividades pedagógicas serão limpos e desinfetados depois de utilizados.
· É feito um apelo aos Encarregados de Educação para que não deixem as crianças levar de casa brinquedos ou outros objetos não necessários.
· Serão assegurados os devidos apoios presenciais já anteriormente mobilizados para as crianças com necessidades educativas específicas, em articulação com a educadora e a equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (EMAEI).
Organização dos horários
· Não devem as crianças permanecer no Jardim de Infância por período superior ao estritamente necessário.
· No decorrer do período de extensão dos horários, no âmbito das atividades de Animação e Apoio às Famílias (AAAF) deverão ser seguidas as mesmas orientações/alterações
Práticas pedagógicas
· Tendo em conta todas as regras atuais e necessárias de distanciamento físico, não será perdida de vista a importância das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças, assim como a garantia do seu brincar.
· Será sempre considerado o bem-estar das crianças, as suas necessidades emocionais, físicas e cognitivas.
· Serão sempre tidas em conta as interações e as relações que as crianças estabelecem com os adultos e com as outras crianças, pois são a base para a sua aprendizagem e desenvolvimento.
· Serão dadas a conhecer às crianças as novas regras de convivência social levando-as a compreender a importância das novas formas de interações entre pares e com adultos
· As atividades serão desenvolvidas, sempre que possível, em pequenos grupos ou individualmente, sendo privilegiadas as atividades em espaços abertos (recreio).
· No desenvolvimento das atividades serão utilizados os materiais mais facilmente higienizáveis, retirando aqueles que apresentam maio risco de contaminação
· O contacto com as famílias poderá ser feito à entrada do Jardim de Infância, mantendo o distanciamento físico recomendado, via telefone ou por meios digitais, garantindo a continuidade entre a escola e a família.
Refeições
· As refeições/almoços decorrerão na cantina da escola com horários desfasados (por grupos/salas) para evitar o cruzamento de crianças.
· O espaço de refeições foi organizado de forma a assegurar o máximo distanciamento físico entre as crianças, estando os lugares devidamente marcados.
· Após cada utilização do espaço das refeições será feita limpeza e desinfeção das superfícies utilizadas.
A Equipa de Educadoras do Jardim de Infância da EB Constituição
Sem comentários:
Enviar um comentário