Porto/Post/Doc: Film & Media Festival
20 - 30 de Novembro 2021
O Porto/Post/Doc: Film & Media Festival é o festival do cinema do real do Porto. Além das suas, já habituais competições (Internacional, Cinema Falado, Cinema Novo e Transmission), onde se procura dar a ver o que de mais estimulante se tem produzido no cinema contemporâneo, o festival compõem-se, igualmente, de programas temáticos, secções retrospetivas de nomes maiores do cinema mundial, cinema para a infância e para o público adoslescente, assim como diversos espaços de debate, oficinas, festas e eventos para a indústria cinematográfica. Aliando o ver ao agir, o Porto/Post/Doc apresenta-se como um festival que se implica com a atualidade e procura, através do cinema, encontrar vias de pensamento que possam modificar o mundo, a começar pelas relações locais, dialogando por isso com a cidade, com o país, e com as regiões vizinhas. a partir das quais se pode reimaginar o real.
As nossas crianças / alunos felizes no Festival de Cinema - Porto/Post/Doc!!!!
Ernst vive dentro de um cartão postal, num escaparate onde onde muitos outros cartões aguardam um comprador. Só que ninguém se interessa por ele. A sua revolta motiva‑o a uma aventura fora dos limites daquele mundo através de múltiplas técnicas de animação que são, igualmente, uma viagem através da história desse modo de expressão.
O HOMEM DOS PÁSSAROS Quentin Marcault França, 2017, ANI, 4’ Uma pequena aldeia, encalhada no meio das montanhas, está completamente isolada do mundo por causa do nevão. O frio é muito e só lhes resta uma alternativa: descobrir o “Homem dos Pássaros” que trará a primavera. Um menino aventura‑se pela brancura gelada guiado por um chilrear distante.
O SONHO DE SAM Nölwenn Roberts França, 2018, ANI, 7’ Num bosque calmo e bucólico, feito de pinceladas de aguarela, um ratinho decide que irá fazer de tudo para cumprir o seu inusitado sonho: voar com as andorinhas. Os outros animais da floresta não o compreendem, mas ainda faltam muitos meses para chegar a primavera. Com tempo e dedicação tudo se consegue.
LEÃO Julia Ocker Alemanha, 2018, ANI, 4’ Um leão vê, do seu sofá, uma gazela ao longe e o seu instinto ruge. Levanta‑se de um salto e começa a persegui‑la. Só as suas pernas já não são o que eram, e a barriguinha também pesa. Há que começar um treino intenso para recuperar a forma.
NA COLINA Léo Guillet, Sacha Marcelin França, 2020, ANI, 5’ E se as árvores pudessem andar? Uma pequena árvore sobe ao cimo de uma colina, à sombra de altas montanhas: passada a tempestade e o calor do sol, a arvorezinha crescerá e dela brotarão as primeiras folhas, na dança das estações.
TIGRE Kariem Saleh Alemanha, 2105, ANI, 4’ Um tigre guloso e brincalhão vive num prato de servir. É um desenho numa porcelana. Mas enquanto a comida não chega, o tigre vai passear‑se pela mesa em busca de aperitivos. Só que não é com sumo de laranja e brócolos cozidos que aquela fera se sustenta.
DOIS BALÕES Mark C. Smith EUA, 2017, ANI, 9’ Dois lémures aventureiros, cada um no seu dirigível, viajam através das nuvens, a caminho de um ponto de encontro. Só que uma tempestade conspira contra o seu encontro. Este encantador filme de animação deixa‑nos com uma questão: pode o amor sobreviver ao destino?
Ainda deu tempo para lancharmos, antes do início do Festival!!!! Estava um solinho tão quentinho...😑💛💥
Uma manhã cinéfila da qual gostámos muuuuuuito!!!!!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário