Anunciamos que a obra vencedora do Concurso "Miúdos a Votos 2018" realizado na Escola Básica Constituição foi o conto "O Elefante Cor-de-Rosa", de Luísa Dacosta, com ilustrações de Armando Alves!!
O concurso foi promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares e teve uma participação entusiasmada de todos os alunos do primeiro ciclo!
Registo / Trabalho coletivo dos alunos da turma 2Ac com base na obra "O Elefante Cor-de-Rosa", com ilustrações originais da primeira edição (de 1974), da autoria de Armando Alves.
A história desenrola-se em torno de um pequeno elefante cor-de-rosa, que é a cor dos sonhos das crianças, e fala-nos, num primeiro momento, do «mundo amável» em que ele vivia, juntamente com outros elefantes cor-de-rosa. Era um mundo de paz e de alegria, onde não havia sofrimento. Confrontado, num segundo momento, com a morte inesperada deste seu mundo, o elefante vê-se obrigado a partir e acaba por ir viver para a imaginação de uma criança! Uma história de sonho e fantasia, que aborda, porém, ainda que de forma magistralmente subtil, valores tão importantes como a amizade, a solidariedade e a entreajuda. Aparentemente simples, na forma e no conteúdo, este pequeno conto revela-se, afinal, fortemente cativante, seduzindo tanto pela riqueza das emoções que desperta como dos simbolismos que encerra - tão ao jeito de Luísa Dacosta!
Sem comentários:
Enviar um comentário