Esta oficina integra o Programa Municipal "O Porto a Ler".
Cinco sessões foram realizadas na Fundação de Serralves e cinco sessões na Escola; cada sessão teve a duração de 1h30m.
Partilhamos alguns dos momentos:
SESSÕES:
1. COLECÇÃO LIVROS DE ARTISTA (Escola) – Contacto com a Colecção de Livros de Artista em depósito na Biblioteca da Fundação de Serralves; seleccionar um dos exemplos disponíveis e representar com recurso a acções, conceitos presentes no Livro (exercício prático). Visita à biblioteca da escola.
2. LIVRO-JOGO (Escola) – O reconhecimento das cores, texturas, silhuetas, permitirá compreender regras de composição plástica de uma forma lúdica e experimentar múltiplas versões possíveis.
3. LIVRO-MATÉRIA (Serralves) – O objectivo será sentir elementos (ver, tocar, sentir, provar, cheirar) para um registo com informação sensorial. A sessão será dedicada à construção de livros improváveis, efémeros, comestíveis.
4. LIVRO-ACÇÃO (Serralves) – Quantas funções tem um livro? Esta actividade testará o limite para o uso do livro enquanto objeto, potenciando outros usos que não apenas o da sua leitura.
5. LIVRO-CARTAZ (Escola) – Esta será uma sessão que permitirá trabalhar a escala do corpo, da sala, da escola numa publicação. Atende à exploração de técnicas de dobragem e cortes em livros que se dobram e desdobram, encolhem e esticam.
6. LIVRO-SUSSURO (Serralves) – O som e a sua intensidade será mote para a construção de um livro. Como se pode registar um silêncio, um grito, um murmúrio? O mistério presente nestas representações dará lugar a uma coleção de auto retratos ora visíveis, ora quase imperceptíveis.
7. LIVRO-FILME (Serralves) – Nesta sessão o objectivo é explorar o movimento da imagem, o efeito da luz, a projecção, e o ecrã enquanto espaço/página onde vivem pontos, linhas, figuras, que permitem desfrutar da ilusão óptica.
8. LIVRO-ESCULTURA (Escola) – Recorrendo a técnicas pop-up iremos transformar o livro num objeto/estrutura que cresce no espaço. Com recorte, dobragem e montagem as páginas transformam-se em construções fantásticas.
9. LIVRO-ESPAÇO (Serralves) – Cria-se a oportunidade de o grupo de participantes imaginar e interagir numa pequena narrativa atrás de um pano, onde se projetam as suas sombras. Esta tela de projeção é pensada como se fosse uma página de papel em branco onde a história acontece. O objetivo é também pôr o grupo em contato com a situação de apresentação (uns aos outros), introduzindo a experiência da exposição final.
10.EXPOSIÇÃO LIVROS (Escola) – Apresentação do projecto Leituras de Mim, de alguns resultados, como oportunidade para integrar a comunidade escolar mais alargada.
Objetivos do projeto
Despertar a curiosidade, o gosto e o interesse pelos livros. Compreender o conceito de Livro de Artista.
Estimular o conhecimento e a criação plástica em torno do livro.
Experimentar diferentes caminhos para a concepção de livros, numa aproximação às linguagens da arte contemporânea.
Conteúdos
O livro como registo de uma experiência/acção.
A imagem como elemento de uma narrativa.
Paginação enquanto composição.
Os livros enquanto prática diária, registo de processo ou percurso.
Abordar a diversidade comunicativa/expressiva: domínio da linguagem oral, corporal e plástica.
Metodologia
Conhecer exemplos de Livros de Artista.
Partilhar experiências.
Expor e debater ideias.
Responder a exercícios práticos.
Organizar projectos em grupo
Investigar hipóteses.
Registar o processo de trabalho.
Expor resultados.
Competências desenvolvidas nos alunos
Valorizar a comunicação verbal, corporal e expressiva. Desenvolver competências de leitura, escrita mas também de interpretação.
Estabelecer experiências regulares que coloquem os participantes em situações favoráveis de auto conhecimento e reconhecimento (aproximação) do grupo em que estão inseridos em ambiente escolar mas também fora dele
Breve descrição do projeto
Os Livros de Artista são livros com características muito especiais – subvertem regras de "leitura”, convidam à fruição lúdica de livros-objecto, à visualização de pequenos livros-filme, à experimentação.
Tendo como ponto de partida a colecção de Livros de Artista da colecção de Serralves, propõe-se uma atenção especial à forma, ao conteúdo, aos materiais e às técnicas utilizadas na elaboração de livros. A diversidade de registos - escritos, desenhados, pintados, construídos, fotografados ou impressos - em páginas ou outros suportes, segundo critérios não convencionais, serão abordados de modo a potenciar aprendizagens e a desenvolver o autoconhecimento e a criatividade.
Monitores(as) do projeto e sua formação
Joana Nascimento (Artes Plásticas – Escultura) e Sofia Santos (Artes Plásticas – Pintura)
Entidade promotora
Câmara Municipal do Porto Departamento Municipal de Educação / Divisão Municipal de Educação
Entidade parceira
Sem comentários:
Enviar um comentário