segunda-feira, 6 de junho de 2016

VISITA DE ESTUDO AO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO E AO JARDIM OUDINOUT

No dia 3 de junho todos os alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis visitaram o Museu Marítimo de Ílhavo!!!!!!










Sobre O Museu...
  "A sua missão consiste em preservar a memória do trabalho no mar, promover a cultura e a identidade marítima dos portugueses. Museu, Aquário e Investigação resumem o atual Museu, uma instituição dedicada a todas as comunidades costeiras e aberta aos mais diversos públicos."





































O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI)  é testemunho da forte ligação dos ílhavos ao mar e à Ria de Aveiro. A pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova e Gronelândia, as fainas da Ria e a diáspora dos Ílhavos ao longo do litoral português são as referências patrimoniais do Museu. A cada um dos temas corresponde uma exposição permanente que oferece ao visitante a possibilidade de reencontrar inúmeros vestígios de um passado recente."






















 "A coleção da faina do bacalhau possui como ícone um iate bacalhoeiro cortado a meia água (pelo convés) de dois mastros constituído e representado com todas as suas componentes: a gaiúta, albói da câmara e rabada, meias laranjas da câmara e rancho, escotilha do porão, o parque de pesca e as imprescindíveis pilhas de dóris.
A diversidade desta coleção elucida o visitante sobre a pesca à linha do bacalhau. Composta por “objetos reais” da pesca à linha, como a zagaia, a nepa, a linha de trol, o corno ou o búzio, entre outros. Para além destes objetos esta coleção inclui no seu acervo algumas embarcações utilizadas na pesca – os dóris e baleeiras -, bem como moldes e ferramentas da construção naval, e todos os outros objetos que fazem parte da memória desta faina.
Relacionado com a pesca do bacalhau à linha, este Museu possui uma notável coleção de instrumentos de navegação antiga e moderna onde se destaca uma bússola marítima portuguesa de finais do século XIX, os agulhões dos dóris – utilizados na pesca à linha do bacalhau – e as bitáculas de navios. Para além destes, a coleção contempla alguns exemplares de sextantes, oitantes e aparelhos azimutais utilizados na navegação nos inícios do século XX.
Referente à navegação moderna a coleção do Museu inclui alguns exemplares de sondas, radares, inclinómetros, axiómetros de giro-piloto, anemómetros e rádio-goniómetro entre outros de grande importância."






Seguiu-se o almoço / pic-nic no belíssimo Jardim Oudinot!!!!!!











Depois, bem almoçadinhos... a brincadeira no Parque!!!!!!
















Jardim Oudinot : Situado na “ponta norte” do Canal de Mira numa relação privilegiada entre a terra e a Ria de Aveiro, o Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, é atualmente um dos melhores e mais aprazíveis espaços públicos da Região da Ria de Aveiro. Dotado de um vasto conjunto de valências desportivas e recreativas, espalhadas por onze hectares onde também é possível encontrar uma Praia Fluvial e um dos ex-libris do Município, o Navio Museu Santo André.











 No regresso a casa passeámos pela Costa, onde vimos o maior Farol de Portugal, o Farol da Costa Nova e  as típicas casas dessa linda zona!!!!!!!










Foi um belo dia!! Uma bela visita e um bom convívio!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário