Tudo começou com uma visita ao átrio, para podermos observar a mesa da “Alimentação Saudável” da escola, composta por uma mistura de frutos da época, com representações recortadas de outros, característicos de outras épocas do ano.
Comer fruta, muita fruta, seja qual for a época do ano é o que aconselhamos, não só a crianças como nós, mas também a todos os adultos, como os nossos pais. A alimentação saudável começa no consumo de fruta.
A surpresa aconteceu depois… Não é que quando chegámos à sala de aula começaram a aparecer marmelos… Sim, marmelos, o fruto do marmeleiro, nome que se dá à árvore que dá marmelos. Já sabiam que se chamava assim? Sabem que antigamente em muitas casas havia um pau de marmeleiro? Sabem para quê? Nós não sabemos, mas vamos ficar a saber, depois de perguntar aos nossos avós… A ver vamos…
Mais uma surpresa. Havia trajes de padeiros e padeiras e ainda de ceifeiros e ceifeiras, que nós vestimos para cantar a canção da "Padeirinha..."e fazermos a marmelada, tal como os nossos avós faziam...
Começamos por descascar os marmelos. Descascar não, fazer de conta. Sim, como nas histórias… Fizemos um pouquinho de batota, é que as crianças não devem mexer em facas. Já devem estar a pensar… Então, se não os descascaram, como é que fizeram a marmelada? Foi magia. Numa panela vazia, apareceram marmelos já descascados, mais, também estavam triturados. Coisas da nossa professora, diz que por falta de tempo, um mágico resolveu ajudar-nos. Terá sido verdade?
Depois, tal como estava escrito na receita, foi só pesar o açúcar e misturá-lo com a massa de marmelo. Dizia a receita: “tanto peso de açúcar como de massa de marmelo”, só que a professora convenceu-nos a tirar um pouco. No dizer dela o açúcar, apesar de necessário, não deve ser usado em demasia.
Então, foi só ir mexendo, para que a massa dos marmelos não se colasse ao fundo da panela e, acabássemos por ficar sem a nossa marmelada.
Por fim, depois da marmelada pronta, enchemos pequenas tacinhas para oferecer aos nossos pais. Assim, todos puderam saborear o produto do nosso trabalho.
Um conselho para os mais lambareiros… Comer doces sim, mas devagar… Lembrem-se que todos devemos fazer uma alimentação saudável. É verdade. Perguntem à “Roda dos Alimentos” ela nunca nos engana.Então, foi só ir mexendo, para que a massa dos marmelos não se colasse ao fundo da panela e, acabássemos por ficar sem a nossa marmelada.
Por fim, depois da marmelada pronta, enchemos pequenas tacinhas para oferecer aos nossos pais. Assim, todos puderam saborear o produto do nosso trabalho.
Um conselho para os mais lambareiros… Comer doces sim, mas devagar… Lembrem-se que todos devemos fazer uma alimentação saudável. É verdade. Perguntem à “Roda dos Alimentos” ela nunca nos engana.