Mais uma sessão de Ciências Experimentais!!!!!!! A 3.ª, já !!!!!!
As abelhas são importantes para a natureza?
Conceitos trabalhados: colónias de abelhas, polinização, ciclo
de vida das abelhas, ameaças à vida das abelhas.
Material: microscópio,
abelhas, vespa e vespa asiática em caixinhas, flor, palhinhas de papel e cola.
Procedimento:
1.ºpasso: diálogo sobre as abelhas e recolha dos saberes das crianças. Distinção entre abelhas e vespas. Visualização de abelhas, vespas e vespas asiáticas. As vespas asiáticas são uma grave ameaça para as abelhas, pois comem-nas!
2.º passo: diálogo sobre o que fazem as abelhas - As abelhas
recolhem o néctar das flores para fazer o mel. Quando pousam nas flores
as suas patinhas ficam com pólen. As abelhas transportam o pólen para as
outras flores, fazendo a polinização. A polinização é fundamental para a
reprodução das plantas.
Observação de pólen e de abelha ao microscópio!
3.ºpasso: diálogo sobre as colónias de abelhas, a sua estrutura
social e o ciclo de vida das abelhas.
A abelha rainha é a que põe os ovos, o zangão fecunda a rainha,
as abelhas operárias, quando nascem as abelhas ficam a tratar da colmeia,
limpam e cuidam dos “bebés”, só as mais velhas saem da colmeia para recolher o
néctar.
As abelhas reproduzem-se por ovos, que se transformam em
larvas, depois formam um casulo onde se desenvolve a abelha!
4.º passo: provar o
mel!!!!!!!!!...Hummmmmm!!!!!
5.º passo: as abelhas também fabricam a cera com a qual
constroem os favos.
Construção de um favo!
Sem comentários:
Enviar um comentário