domingo, 3 de novembro de 2019

Plasticologia marinha!!!!!!!

Aos oceanos chegam todos os anos cerca de 8 milhões de toneladas de plástico, com um impacto enorme nas espécies e ecossistemas marinhos. Apesar do plástico ter uma variedade enorme de utilizações, de ser um material útil, duradouro e versátil e que contribui em muitos domínios para o bem-estar humano, é urgente alertar que o seu uso de forma descontrolada tem impacto negativo no planeta e no Homem.

O Oceanário de Lisboa tem vindo a desenvolver sessões de educação ambiental nas escolas, dirigidas a jovens do 1,º e 2.º ciclos do Ensino Básico, tentando sensibilizar para esta problemática.


A ação “Plasticologia marinha” contempla a apresentação de conteúdos sobre o lixo marinho, com desenvolvimento de atividades práticas, sensibilizando os alunos para a preservação dos oceanos. 
Na nossa escola, esta atividade /ação que integra o Plano Anual de atividades 2019/2020, decorreu nos dias 24 e 25 de outubro, com participação e dinamização em todas as turmas do 1.º ciclo, com a duração de cerca de 90 minutos. Foram 90 minutos bem passados, destacando-se o caráter urgente de manter as praias limpas, livres de pontas de cigarro, plástico, latas... e a não contaminação das águas residuais com partículas de plástico como cotonetes, copos de plástico, missangas, peças de brinquedos... 







Um esforço para elevar a literacia dos oceanos, em Portugal, promovendo o conhecimento dos oceanos e a vontade de contribuir para a sua conservação, tendo como base os valores da sustentabilidade e da necessidade de proteger a biodiversidade marinha!





Os alunos visualizaram também um filme que retrata a ameaça que os animais aquáticos enfrentam a todo o instante, nomeadamente, as redes de pesca presas nas rochas onde eles próprios ficam presos e acabam por morrer à fome e sem respirar (porque não nadam) e as micro partículas de plástico que engolem julgando ser alimento...











Esta ação envolve os professores de uma forma ativa na formação de jovens conscientes e responsáveis, tornando-os agentes de mudança. Constitui, também, uma mais-valia para os alunos, enquadrando o tema e sensibilizando para a necessidade urgente de mudar a forma como utilizamos o plástico, agindo de forma a garantir um futuro sustentável e em equilíbrio com a natureza, através da alteração de comportamentos.


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