segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

PORTO/ POST/DOC - Festival de Cinema de Animação do Porto



O Porto/Post/Doc: Film & Media Festival é um festival do cinema do real do Porto, que ocorreu de 27 de novembro a 3 de dezembro de 2017. Como ponto de encontro para criadores, público e profissionais do cinema, o Porto/Post/Doc teve como objetivo promover a cultura cinematográfica, exibindo as novas formas do cinema contemporâneo. Com uma filosofia eclética, composta por uma competição Internacional e vários programas paralelos (tais como Transmission, para documentários sobre música e festas noturnas; ou o Fórum do Real, com debates com especialistas e académicos), o festival  ocupou quatro espaços do Porto (Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Cinema Passos Manuel, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Maus Hábitos), uma cidade histórica e cosmopolita, centro de uma comunidade vibrante. 


O School Trip foi o projeto educativo do Festival, incluindo sessões orientadas para as escolas de vários graus de ensino, permitindo a descoberta do cinema em sala e estimulando a criação de um público curioso e ativo.
Foi este o contexto da nossa ida ao Teatro Rivoli, na  manhã do dia 30 de novembro, sexta-feira!!!!!!!!




 À espera do início da exibição dos filmes de animação!!!!!








Os alunos do Jardim de Infância assistiram aos filmes  "Some Logic", "Bom Dia Lua", A Raposa Pequenina", Dois Amigos", "Doninha", "O Gato do Espaço" e "Ginjas"!!!!!!!!






















 Foi uma experiência fantástica!!!!!!!

No fim, até subimos ao palco, todos JUNTINHOS!!!!!!!!!




Os alunos do 1.º ciclo visionaram outros filmes!!!! 

Água Mole





Água Mole · Drop By Drop, de Alexandra Ramires (Xá), Laura Gonçalves

Os últimos habitantes de uma aldeia não se deixam submergir no esquecimento. Num mundo onde a ideia de progresso parece estar acima de tudo, esta casa flutua.

Amélia & Duarte


Amélia & Duarte · Alice Guimarães, Mónica Santos



Nesta história, somos guiados através do relacionamento de Amélia e Duarte, duas pessoas que se separaram e estão a tentar lidar com os sentimentos que vêm depois do final de uma relação. O seu relacionamento tem a forma de uma caixa de arquivo e o seu conteúdo ilustra a história sobre o seu fim. Somos conduzidos pelas várias formas como ambos lidam com a separação como eles tentam dividir, destruir e apagar as memórias de cada um. O filme é feito em pixilação e stop-motion e tem uma ambiência Technicolor da década de 50, retratando não só o surrealismo das ações dos protagonistas, mas também proporcionando uma impressão cromática irónica sobre o fim do amor.



Afonso Henriques, O Primeiro Rei





Afonso Henriques, The First King, Pedro Lino

Ao longo de cinco minutos, ficamos a conhecer e vida e feitos de D. Afonso Henriques, desde o pequeno Condado Portucalense ao Reino de Portugal…!





Este Festival de Cinema visa " (...) permitir a descoberta do cinema em sala e estimulando a criação de um público curioso e ativo. (...) Para nós, o cinema é também um meio para formar melhores cidadãos. (...) Estes filmes marcam o nosso tempo. São histórias reais."
Foi uma experiência pedagógica muito relevante, vivida intensamente por todos!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário