O Porto/Post/Doc: Film & Media Festival é um festival do cinema do real do Porto, que ocorreu de 27 de novembro a 3 de dezembro de 2017. Como ponto de encontro para criadores, público e profissionais do cinema, o Porto/Post/Doc teve como objetivo promover a cultura cinematográfica, exibindo as novas formas do cinema contemporâneo. Com uma filosofia eclética, composta por uma competição Internacional e vários programas paralelos (tais como Transmission, para documentários sobre música e festas noturnas; ou o Fórum do Real, com debates com especialistas e académicos), o festival ocupou quatro espaços do Porto (Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Cinema Passos Manuel, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Maus Hábitos), uma cidade histórica e cosmopolita, centro de uma comunidade vibrante.
O School Trip foi o projeto educativo do Festival, incluindo sessões orientadas para as escolas de vários graus de ensino, permitindo a descoberta do cinema em sala e estimulando a criação de um público curioso e ativo.
Foi este o contexto da nossa ida ao Teatro Rivoli, na manhã do dia 30 de novembro, sexta-feira!!!!!!!!
À espera do início da exibição dos filmes de animação!!!!!
Os alunos do Jardim de Infância assistiram aos filmes "Some Logic", "Bom Dia Lua", A Raposa Pequenina", Dois Amigos", "Doninha", "O Gato do Espaço" e "Ginjas"!!!!!!!!
Foi uma experiência fantástica!!!!!!!
No fim, até subimos ao palco, todos JUNTINHOS!!!!!!!!!
Os alunos do 1.º ciclo visionaram outros filmes!!!!
Água Mole · Drop By Drop, de Alexandra Ramires (Xá), Laura Gonçalves
Os últimos habitantes de uma aldeia não se deixam submergir no esquecimento. Num mundo onde a ideia de progresso parece estar acima de tudo, esta casa flutua.
Os alunos do 1.º ciclo visionaram outros filmes!!!!
Água Mole
Os últimos habitantes de uma aldeia não se deixam submergir no esquecimento. Num mundo onde a ideia de progresso parece estar acima de tudo, esta casa flutua.
Amélia & Duarte
Nesta história, somos guiados através do relacionamento de Amélia e Duarte, duas pessoas que se separaram e estão a tentar lidar com os sentimentos que vêm depois do final de uma relação. O seu relacionamento tem a forma de uma caixa de arquivo e o seu conteúdo ilustra a história sobre o seu fim. Somos conduzidos pelas várias formas como ambos lidam com a separação como eles tentam dividir, destruir e apagar as memórias de cada um. O filme é feito em pixilação e stop-motion e tem uma ambiência Technicolor da década de 50, retratando não só o surrealismo das ações dos protagonistas, mas também proporcionando uma impressão cromática irónica sobre o fim do amor.
Afonso Henriques, O Primeiro Rei
Afonso Henriques, The First King, Pedro Lino
Ao longo de cinco minutos, ficamos a conhecer e vida e feitos de D. Afonso Henriques, desde o pequeno Condado Portucalense ao Reino de Portugal…!
Este Festival de Cinema visa " (...) permitir a descoberta do cinema em sala e estimulando a criação de um público curioso e ativo. (...) Para nós, o cinema é também um meio para formar melhores cidadãos. (...) Estes filmes marcam o nosso tempo. São histórias reais."
Foi uma experiência pedagógica muito relevante, vivida intensamente por todos!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário