domingo, 26 de novembro de 2017

COZINHAR É MAGIA? 2Ac no Laboratório Aberto

Culinária no Laboratório 

A Ciência está em todo o lado! 
Será que cozinhar é magia?
Cozinhar envolve inúmeras reações químicas e os ingredientes ao serem misturados também sofrem transformações físicas. Nesta atividade os participantes tiveram a oportunidade de perceber como leveda o pão e fazer experiências que poderão provar. Aprofundámos conhecimentos na área da química e biologia… tornando a culinária, mais molecular!    
Os alunos da turma 2Ac participaram  no dia 14 de novembro em mais uma sessão do LABORATÓRIO ABERTO!!!!!!
Querem ver as fotografias?





















Matéria abordada: Reações químicas; Fermentação; Gelificação” 


Educação científica | Estudo do meio 

Ciência no Laboratório Aberto 

Realização de atividades práticas em contexto de laboratório, onde as crianças desenvolvem experiências a partir das quais adquirem conhecimentos sobre diversas áreas das ciências. 

Atividades disponíveis: 
Transformar para Criar; Os meus Cinco Sentidos; Culinária no Laboratório; À Descoberta do Corpo Humano; Os segredos das Plantas; Da Superfície ao Interior da Terra; Moldando o Passado; Tão Pequeno; Uma mão lava a outra; Vida hoje… E amanhã? 


Objetivos:  

“Promover o ensino experimental da Ciência 

Proporcionar o contacto prático e técnico com a ciência – “handson/minds-on” 

Desenvolver capacidades cognitivas e comportamentais nos alunos 

Despertar o gosto pela Ciência.” 


Laboratório Aberto 

É uma iniciativa do Ipatimup - Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto -, apoiada pela Agência Ciência Viva, financiado e sedeado em instalações da Câmara Municipal do Porto, com quem mantém um protocolo de colaboração.  

O Laboratório Aberto é um espaço que tem como objetivo principal o ensino experimental das Ciências. O “saber fazer-saber” é o convite feito aos visitantes. Neste espaço cada um poderá, com a ajuda dos monitores, descobrir novas formas de pensar e encontrar respostas para as suas dúvidas científicas. 

1 comentário: