quarta-feira, 20 de abril de 2016

O 1.º ANO FOI AO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE DA PASTELEIRA!

No dia 20 de abril, de manhã, alunos e professoras das turmas 1Ac e 1Bc da nossa Escola  deslocaram-se ao Centro de Educação Ambiental do Parque da Pasteleira,  para participarem em  duas Oficinas de Formação:“À conversa com os animais” “Reciclarium”...
 “À conversa com os animais” : Os animais domésticos são o tema central desta oficina que pretende abordar questões como a sanidade dos animais de companhia e saúde pública, direitos dos animais e deveres do dono, espécies exóticas e perda de biodiversidade.





 

e
“Reciclarium”: Durante esta oficina, que aborda a temática dos 4 R's (Reduzir, Reutilizar, Recuperar e Reciclar), damos asas à criatividade (re)utilizando materiais provenientes das principais fileiras de resíduos urbanos (Vidro, Papel, Embalagens, Têxteis, Resíduos Verdes e Cortiça).











 Ambas as turmas puderam realizar as duas formações!!!










Educação ambiental
A Educação para a Sustentabilidade consiste na mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os cidadãos para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais. Esta mudança de atitudes só é possível através da tomada de consciência dos efeitos das atividades humanas no ambiente e das alternativas sustentáveis que podemos adotar .

Houve ainda oportunidade de visitar o Parque da Pasteleira!!!!!!!











Centro de Educação Ambiental do Parque da Pasteleira
Outrora palco de batalhas entre miguelistas e liberais, o denso pinhal antigamente conhecido como lugar do "Pasteleiro" deu origem a um moderno Parque Urbano de cerca de 7 hectares - que acolhe, entre outros equipamentos, o centro de educação ambiental do Parque da Pasteleira.

Por se encontrar implantado a escassos metros da foz da Ribeira da Granja, este centro encontra na valorização e renaturalização de linhas de água a principal fonte de inspiração das oficinas temáticas que aí diariamente se dinamizam.
in: http://www.cm-porto.pt/rede-de-centros-de-educacao-ambiental/centro-de-educacao-ambiental-do-parque-da-pasteleira
http://eduambiental.cm-porto.pt/print_cea_pasteleira.pdf

Por fim, a muito  e tão desejada brincadeira no Parque Infantil! 














Uma manhã maravilhosa, em plena primavera!

Sem comentários:

Enviar um comentário