... dinamizada pela Enfermeira Clara e três alunas estagiárias da Escola Superior de Enfermagem do Porto.
Esta Sensibilização insere-se no Programa de Educação para a Saúde (PES) do Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis, em parceria com o ACeS Porto Ocidental.
Teve uma componente lúdica, e foi muito apreciada por todos!!
Houve dramatizações...
...canções...
... e demonstrações.
Aprendemos muuuuuito!
"A Saúde Escolar é um facilitador do acesso à boa informação de saúde, a cuidados de saúde e a ambientes promotores de uma vida mais saudável.
Capacitar a comunidade educativa é integrar as intervenções de saúde no projeto educativo da Escola. Ter equipas de profissionais de saúde e de educação com formação e motivação é definir e planear ações a partir das necessidades sentidas e agir na melhoria de competências em saúde e em educação de todo o grupo escolar.
Em contexto escolar, a Saúde e a Educação reforçam mutuamente as ações necessárias para encorajar, apoiar e capacitar os alunos a fazerem escolhas saudáveis para si e para a sua família.
A promoção de competências assenta na melhoria do nível de literacia em saúde e de comportamentos que conduzem a mais saúde física e mental.
- Jovens saudáveis aprendem de forma mais eficaz;
- A promoção da saúde pode ajudar a Escola a atingir os seus objetivos sociais e a melhorar os níveis de escolaridade;
- Quanto maior for o nível de escolaridade, maior é a probabilidade dos jovens terem boa saúde;
- Os jovens que gostam da sua escola e criam ligação a adultos de referência têm menos comportamentos de risco e melhores resultados escolares. "
Sem comentários:
Enviar um comentário