quinta-feira, 31 de março de 2011

Hora do Planeta 2011

 
No  dia 26 de Março unimo-nos com o objectivo comum de um futuro sustentável para o nosso planeta. Assim contribui para iluminar a luta contra as alterações climáticas. E assim penso que:
  •  Este objectivo é uma boa iniciativa para poupar dinheiro, pois Portugal enormes quantias de dinheiro a comprar energia ao estrangeiro. Acho que toda a gente podia colaborar, pois nem devem imaginar quanto dinheiro se podia poupar. Maria
  • Poupar luz é muito bom. Desligar a luz foi ótimo e engraçado.Tayná
  • O Planeta é muito importante. Inês Lessa
  • Temos de gastar pouca energia.Bruno
  • Poupar luz é poupar o meio ambiente. Todos podemos em equipa poupar o meio ambiente. Gonçalo Pinto
  • O Planeta ficou às escuras porque tínhamos que poupar energia. Os monumentos importantes também ficaram às escuras. Ana Beatriz 
  • A luz natural é melhor. Raquel Costa 
  • Foi aqui que todos nascemos. É o único Planeta que tem o ar que respiramos. Mariana Alexandra
  • As pessoas precisam de poupar. O Planeta é o nosso mealheiro. Gonçalo Santos
  • Quem dera que todas as luzes se apagassem durante aquela hora para que o Planeta não sofresse tanto! 
  • Vou pedir à minha mãe para desligar a luz durante uma hora para ajudar a " Iluminar" esta luta pelo Planeta. Cristiana
4º Ano Turma A

Semana da Leitura

A Semana da Leitura decorreu entre 21 e 25 de Março. E sendo assim a turma do 4ºA após uma valente luta, de opiniões, não quis deixar passar esta actividade sem registar algumas.
  • Não devemos julgar os livros pela capa;
  • Os livros são a alma e os sentimentos de quem escreve;
  • O livro é muito nosso amigo porque ensina, exercita o cérebro e às vezes faz-nos sonhar. É bom ler antes de adormecer;
  • Ele é inteligente dá-nos sempre uma lição;
  • O seu lugar preferido é na estante, onde guardam com cuidado;
  • Se um livro falasse, de certeza que seria o meu melhor amigo;
  • Os livros são fantásticos e têm muita coisa para nos mostrar;
  • Eu gosto dele, gosto muito;
  • É um conjunto de vários sentimentos e emoções.
  • Ler, faz-me sentir bem. Sinto-me poeta quando leio poesia e quando escrevo, também;
  • Ajuda-me a dar menos erros e a ler melhor;
  • Põe-nos a rir, a chorar e a ter aventuras;
  • Quando é interessante não desviamos o olhar;
  • Com o livro podemos viajar no mar, nas nuvens...
  • É uma chave que abre a porta do Passado ou o Futuro;
  • Fiz um livro secreto e só vou contar uma frase que escrevi: " Quando for grande vou ser ama e vou ler às crianças de todo o mundo."
" No final da "luta" saímos todos ilesos e melhor ainda, mais fortes, tomámos vitamina."
TOME VOCÊ TAMBÉM! VAI VER QUE SE SENTE BEM!
4º Ano Turma B

segunda-feira, 21 de março de 2011

É Primavera!!!

E se a Primavera é cor, alegria, é POESIA! Também a Escola da Constituição fez deste dia um Poema...Deu as boas vindas à Primavera no jardim da escola, pintando com cor o SORRISO de cada criança numa FLOR!!!!
 

Dia da Poesia

A Poesia abraçou a Floresta e acordou-nos hoje com um sol radioso de PRIMAVERA!... E os meninos do nosso Jardim de Infância e do Jardim de Infância Ribeiro de Sousa fizeram deste dia um POEMA… Juntaram-se na Biblioteca Ribeiro de Sousa  e ….assim comemoraram o Dia da Poesia!

sábado, 19 de março de 2011

Dia do Pai

A Escola da Constituição deseja a todos os pais um dia muito feliz, cheio de surpresas e muitos sorrisos.

Ter um Pai!


Ter um Pai ! É ter na vida
Uma luz por entre escolhos ;
É ter dois olhos no mundo

Que vêem pelos nossos olhos !

Ter um Pai ! Um coração
Que apenas amor encerra,
É ver Deus, no mundo vil,
É ter os céus cá na terra !

Ter um Pai ! Nunca se perde
Aquela santa afeição,
Sempre a mesma, quer o filho
Seja um santo ou um ladrão ;

Talvez maior, sendo infame
O filho que é desprezado
Pelo mundo ; pois um Pai
Perdoa ao mais desgraçado !

FLORBELA ESPANCA


sexta-feira, 11 de março de 2011

Concurso desenha-me um sorriso

Porque a experiência evidencia que a expressão artística contribui para fomentar o interesse porcrescer, aprender, descobrir, divertir, sonhar e relacionar positivamente com o mundo que nos rodeia, a Acreditar promove o Concurso de Desenho Infantil Desenha-me um Sorriso!
No dia 15 de Fevereiro de 2011Dia Internacional da Criança com Cancro - a Acreditar faz o lançamento público do Concurso com o qual pretende sensibilizar a comunidade para a realidade da oncologia pediátrica em Portugal e permitir que todas as crianças, saudáveis ou não, se aproximem daquelas que se encontram a viver uma doença oncológica.
Os desenhos a concurso, concebidos por qualquer criança entre os 6 e os 12 anos, deverão subornar-se ao tema O que me faz sorrir? e ser enviados até ao dia 30 de Abril de 2011.
Com esta proposta a Acreditar visa, não só, alertar para a realidade da oncologia pediátrica em Portugal como realçar o papel da solidariedade como forma de atenuar os impactos da doença. Esta oportunidade servirá igualmente para valorizar a criatividade infantil bem como as suas competências ao nível da expressão plástica.
Contribuirá para o sucesso desta iniciativa a qualidade dos elementos que constituem o Júri: o artista plástico Henrique Cayatte, a ilustradora Carla Antunes e a jornalista Laurinda Alves.
No dia 1 de Junho de 2011 – Dia Internacional da Criança - a Acreditar anunciará publicamente o desenho vencedor que será utilizado para ilustrar a Agenda Acreditar 2012. Com o apoio dos CTT os dez desenhos mais cotados pelo Júri serão impressos em selos.
Para mais pormenores e formalização da candidatura consulte o site:  

http://www.acreditar.org.pt/

Não deixes de participar. Dá o teu contributo.

Máscaras

" Sob a máscara tudo se oculta - o Bem e o Mal. Tanto usam máscara o Zorro e o Super-homem como os ladrões e o terroristas. Realmente todos usamos máscaras (...). Sem máscara, não conseguiríamos segurar as lágrimas nem o riso."Ramón Margalef



Máscaras realizadas pelas crianças do pré-escolar em pasta de papel.

terça-feira, 8 de março de 2011

O Carnaval

Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem suas origens na Antiguidade e recuperadas pelo cristianismo, que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne nada vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. As cidades de Paris e Veneza foram os grandes modelos exportadores da festa carnavalesca para o mundo.
Na nossa escola decidimos ter como base para a realização do nosso desfile o tema do Projecto Educativo do nosso agrupamento. Cada turma definiu um valor que foi trabalhado na sala de aula e depois uma cor. A saber:
PRÉ-ESCOLAR - A DIFERENÇA - preto, branco e diferenças raciais.
1ºA - PAZ - branco
1ºB - TOLERÂNCIA - cor de rosa
2ºA - PARTILHA - azul
3ºA - SOLIDARIEDADE - amarelo
3ºB - CIVISMO - cor de laranja 
4ºA - LIBERDADE - verde
4ºB - SABER - castanho 
Foi um trabalho muito interessante e que valeu a pena. Prestem atenção!!!!!!!!!!!!


Experiências com Solos

Na turma do 3º B continuam as experiências, no âmbito do Projecto Porto Crianças.
Desta vez fizemos duas experiências sobre o solo. A primeira foi a construção do mais pequeno vulcão do mundo. Para esta experiência pegamos em materiais como: espátulas e taças de plástico e alumínio. Depois de montarmos o vulcão com estes materiais, colocámos dentro dele uma mistura de ácido cítrico e bicarbonato. De seguida, colocámos, com muito cuidado, por cima da mistura, um pouco de água com corante alimentar vermelho… e o nosso vulcão entrou em erupção.
A segunda experiência foi sobre a permeabilidade dos solos. Para a sua realização utilizámos pequenos tubos em plástico que foram colocados sobre uma base de plasticina. Colocámos dentro de um tubo um pouco de terra e dentro do outro areia. Depois vertemos água em cada um deles e foi só esperar para ver qual era o tipo de solo que fazia com que a água escorresse mais rápido. Chegámos à conclusão que a areia é mais permeável que a terra (ou seja, que deixa passar mais facilmente a água).
Mais uma vez adoramos tudo o que fizemos e aqui ficam a as fotografias para que vejam como têm sido as nossas aulas.
A turma do 3º B