terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Visita ao Parque da Cidade!!

Belíssima tarde passada em contacto com a natureza a despertar para a primavera...
dia 26, segunda-feira...no Parque da Cidade!!!

"Joaninhas e Abelhinhas!!!! Do nosso JI!!!!!



~

 


Com lanche e tudo!!!!! Soube tão BEMMMMMM!













 Temos que repetir!!!!!

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Visita ao Jardim Botânico - Porto


Visita ao Jardim Botânico do Porto...um oásis  no interior de uma casa cheia de memórias!!!!!

Alunos do 3.ºA e 4.ºA !!!!!





A história do Jardim Botânico



O primeiro Jardim Botânico no Porto foi estabelecido por decreto de Passos Manuel de 1837, sendo localizado em 1852 na cerca do extinto Convento dos Carmelitas, embora a sua criação apenas se verificasse em 1866. Com a ampliação do quartel da Guarda Municipal, o Jardim foi instalado em 1903 na Cordoaria mas por muito pouco tempo, tendo a Universidade do Porto ficado privada do seu jardim cerca de meio século. O Professor Américo Pires de Lima com a colaboração do alemão Franz Koepp, na sequência da compra da Quinta do Campo Alegre pelo Estado, procedeu à sua adaptação tirando partido do traçado de jardins e da vegetação já existentes ao gosto das quintas de recreio do Porto de finais do século XIX. Depois do atravessamento da propriedade pelos acessos da ponte da Arrábida, ela ficou reduzida a 4 ha tendo conservado os jardins iniciais e na parte sobrante dos campos de cultivo e da mata foram sendo instalados novos jardins, nomeadamente de plantas suculentas e de aquáticas assim como um arboreto.



Atualmente com 4 hectares, o Jardim Botânico está organizado em três patamares com caraterísticas muito distintas. No primeiro patamar, envolvendo a Casa Andresen, desenvolvem-se os jardins formais, separados pelas altas sebes de camélias centenárias, e influenciados pelo movimento Arts and Crafts. No segundo patamar, encontra-se o jardim de plantas xerófitas com diversos catos e plantas suculentas e onde podemos encontrar a estufa de catos, a estufa tropical e a estufa de orquídeas. Finalmente, no patamar mais baixo, localiza-se o arboreto, no qual se encontram as coleções de coníferas, plantas autóctones, o fetário e o maior lago do Jardim.



foto montagem deocultar_caras_en_fotos 2163

 foto montagem deocultar_caras_en_fotos 2163






O Jardim Botânico do Porto assume hoje importância pela sua vertente botânica, possuindo um conjunto significativo de espécies quer pela sua raridade quer pela sua dimensão, nomeadamente espécies exóticas. É ainda representativo das quintas de recreio do Porto oitocentista e é também um espaço literário. É um lugar de referência na vida e na obra dos escritores Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A.




Para mais tarde RECORDAR!!!!!!!

foto montagem deocultar_caras_en_fotos 2163




quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Amor e tradição!


...O lenço dos namorados é um lenço fabricado a partir de um pano de linho fino ou de lenço de algodão, bordado com motivos variados. É uma peça de artesanato e vestuário típico do Minho, sendo usado por mulheres com idade de casar.


Era hábito a rapariga apaixonada bordar o seu lenço e entregá-lo ao seu amado quando este se fosse ausentar. Nos lenços poderiam ter bordados versos, para além de vários desenhos, alguns padronizados, tendo simbologias próprias...


in https://pt.wikipedia.org/wiki/Len%C3%A7os_de_namorados

Amor... e Tradição!!!!!!







... A Arte dos Namorados é uma componente fundamental da arte e da cultura popular.
Os Lenços de Namorados apresentam-se como a mais genuína forma poética e artística utilizada pelas moças do minho, em idade de casar.

Constituído por um quadrado de linho, ou de algodão, que a jovem bordadeira bordava a seu gosto, o lenço dos namorados fazia parte do traje típico feminino, mas tinha outra função a desempenhar: a conquista, pela moça do jovem por quem se apaixonara.

Não há muito tempo ainda, que toda a rapariga Minhota começava muito cedo a bordar.

Quando mais tarde, casadoira, os olhos teimavam em fugir-lhe para o jovem que no seu intímo já escolhera, começava a bordar o lenço que lhe destinara, dando largas aos sentimentos mais intímos...

                            in http://www.adereminho.pt/lencos/pt/index.htm




 E que tal os "lenços de namorados " da EB Constituição???? Inspirados na tradição,  desenhámos estes maravilhosos lenços, que tanta satisfação nos deram na sua elaboração!!!!!!!!!! 
Criando uma rede plena de afetos...